segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Pobreza

A Pobreza No Mundo
Uma das coisas mais alarmantes do século XXI é a Pobreza e a fome que percorre o mundo inteiro. A fome é causada pelo descaso de governantes e a má distribuição de renda entre a população. Os países às vezes tem muito, mas o poder aquisitivo se concentra nas mãos de poucos, muito poucos.
O número de pobres não para de crescer , já são quase 307 milhões de pessoas no mundo. Relatório da Unctad mostra que em 30 anos o número de pessoas que vivem com menos de US$ 1,00 duplicou em países com baixo desenvolvimento.
Um dos dados mais preocupante é a tendência de que esse número aumente até 2015, quando países de baixo desenvolvimentos poderão passar a ter 420 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza.
As profundas desigualdades na distribuição da riqueza no mundo atingiram atualmente proporções chocantes.
A Pobreza Na Africa
Em regiões como a África parte da população já tem um consumo diário de apenas 57 centavos de dólares. Nos anos 70 cerca de  56% da população africana vivia  com menos de US$ 1,00, hoje este valor é de 65%.A pobreza está a aumentar, em vez de diminuir.
Os países mais pobres de África incluem 34 dos 49 países mais pobres do mundo e quase nove entre cada 10 pessoas vivem com menos de 2 dólares por dia,isso é um absurdo em comparação com o consumo per capita de 41 dólares por dia nos Estados Unidos.
Devastada por seca , guerras civis e instabilidade politica, todo o continente africano parece ter mergulhado no abismo. Em Etiópia, Eritreia, Somália, Sudão, Quénia, Uganda e Djibuti a fome mata milhões de africanos.
As perspectivas de desenvolvimento para este continente são pouco animadoras. Na África subsaariana, o número de pobres pode aumentar de 315 milhões para 404 milhões em 2015.
A Pobreza No Brasil
Já no brasil uma parcela da população acredita que a condição de miséria de milhares de pessoas espalhadas pelo território é causada pela preguiça, falta de interesse e por pessoas acomodadas que estão à espera de programa sociais oferecidos pelo governo, no entanto, isso não é verdade.
Quando um trabalhador é demitido e não encontra um novo emprego em sua área ou em outras fica impedido de gerar renda, sem condições de arrecadar dinheiro através de sua força de trabalho as pessoas enfrentam dificuldades  e às vezes elas convivem até mesmo com a fome.
Esse processo de distribuição de renda e desemprego obriga as pessoas a procurar lugares impróprios à ocupação urbana, habitam favelas e áreas de risco desprovidas dos serviços públicos como esgoto, água tratada, saúde e educação que garantem uma melhor qualidade de vida.
 A pobreza é decorrente de vários fatores, os principais são os processos de globalização, a modernização dos meios de produção e a desigual distribuição da renda.

 
Thau pra quem fica!!
by: Aninha , Giih, Hortencia.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Por tão poucos terem tanto é que tantos tem tão pouco!


Você acha justo?

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Enquanto isso...

Thau pra quem fica...
By: Preguicinhas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Darwinismo e a Teoria do Darwinismo Social


 




Darwinismo é o termo usado para designar vários processos relacionados com as ideias de Charles Darwin, principalmente ideias relacionadas com a evolução  e a escolha natural dos seres vivos.
Darwin defendia que, na luta pela sobrevivência, os animais que eram mais fortes ou possuíam mais condições de se adaptar as condições de vida de determinado lugar levam vantagem sobre os outros animais. Segundo ele, a seleção natural caminha diretamente com a evolução dos seres, ou seja, os seres que não tem tantas condições de sobreviver vão evoluindo até a criação de uma nova espécie mais forte e mais adaptada.
No contexto social, alguns cientistas tentam aplicar as teorias de Charles Darwin na sociedade humana. Segundo os historiadores, existem alguns fatores biológicos e sociais que determinam se um ser humano é superior ao outro, como habilidades nos estudos, em nas  artes, nos esportes ou mesmo as condições financeiras daquela pessoa.
Acredito que Charles Darwin estava certo ao dizer que os animais se adaptam ao lugar em que vivem, já que existem seres humanos que moram em lugares extremamente gelados e outros que vivem em lugares tropicais.
Por outro lado de acordo com o pensamento que a diversidade de seres vivos através da evolução e da seleção natural acontece também com o ser humano, o darwinismo social determina que uma pessoa é superior à outra e, que, as pessoas que se enquadra em certos critérios são as mais aptas. Pensadores atribuem o darwinismo social ao próprio Darwin, que em sua obra: A Origem do Homem, havia aplicado o darwinismo ao mundo social. Nesta obra ele se ocupa da evolução humana e ao fazê-lo aplica os mesmos critérios que utiliza em A Origem das Espécies. A partir dai vários pensadores passaram a perceber que o darwinismo social já se encontrava no próprio Charles Darwin.
No contexto, o Darwinismo Social nada mais é do que tentar explicar de forma totalmente errada que mais os pobres são os menos aptos.
 Thau pra quem fica
By: Aninha, Giih, Hortencia.