segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mar de Aral

                                         
O Mar de Aral é um imenso lago de água salgada que se localiza ente o Cazaquistão e o Uzbequistão e é apenas um exemplo do que o homem pode fazer para destruir a natureza.
 Até 1960 o Mar de Aral ocupava uma área de cerca de 68 mil quilômetros quadrados, fazendo com que ele ficasse na 4º posição como um dos maiores lagos do mundo, ele é situado a aproximadamente 600 km do Mar Cáspio, Costumava haver nele mais de 1.100 ilhas  e sua bacia de drenagem  depressa se converteu numa bacia muito importante para a agricultura soviética , contudo hoje o Mar de Aral conta apenas com a metade de seu volume original , mais com a diminuição da água o percentual de sal aumentou para 60 milhões de toneladas de sal carregadas pelos rios, matando peixes .
O incidente teve  inicio quando o então governo soviético desviou dois rios que o alimentavam para irrigar plantios de algodão. Os agrotóxicos usados no terreno e em suas proximidades poluíram 15% das águas,  A floresta que cercava suas margens praticamente acabou, Cerca de 80% das espécies de animais desapareceram, O sal e os pesticidas agrícolas que se infiltraram no solo  Contaminaram lençóis freáticos tornando-se impossível a lavoura e em termos sociais ouve uma elevação quanto a níveis epidêmicos doenças como o câncer.
 O Mar de Aral pode desaparecer se nada for feito para modernizar os sistemas de irrigação e adotar práticas ambientais menos agressivas. Isso é mais um exemplo de ação inconsequente e mal planejada do ser humano, algo que era para dar um bom rendimento, vem de gerações atormentando nossas vidas.


Thau Pram Quem Fica...
Aninha, Giih ,Hortencia.