terça-feira, 11 de outubro de 2011

Darwinismo e a Teoria do Darwinismo Social


 




Darwinismo é o termo usado para designar vários processos relacionados com as ideias de Charles Darwin, principalmente ideias relacionadas com a evolução  e a escolha natural dos seres vivos.
Darwin defendia que, na luta pela sobrevivência, os animais que eram mais fortes ou possuíam mais condições de se adaptar as condições de vida de determinado lugar levam vantagem sobre os outros animais. Segundo ele, a seleção natural caminha diretamente com a evolução dos seres, ou seja, os seres que não tem tantas condições de sobreviver vão evoluindo até a criação de uma nova espécie mais forte e mais adaptada.
No contexto social, alguns cientistas tentam aplicar as teorias de Charles Darwin na sociedade humana. Segundo os historiadores, existem alguns fatores biológicos e sociais que determinam se um ser humano é superior ao outro, como habilidades nos estudos, em nas  artes, nos esportes ou mesmo as condições financeiras daquela pessoa.
Acredito que Charles Darwin estava certo ao dizer que os animais se adaptam ao lugar em que vivem, já que existem seres humanos que moram em lugares extremamente gelados e outros que vivem em lugares tropicais.
Por outro lado de acordo com o pensamento que a diversidade de seres vivos através da evolução e da seleção natural acontece também com o ser humano, o darwinismo social determina que uma pessoa é superior à outra e, que, as pessoas que se enquadra em certos critérios são as mais aptas. Pensadores atribuem o darwinismo social ao próprio Darwin, que em sua obra: A Origem do Homem, havia aplicado o darwinismo ao mundo social. Nesta obra ele se ocupa da evolução humana e ao fazê-lo aplica os mesmos critérios que utiliza em A Origem das Espécies. A partir dai vários pensadores passaram a perceber que o darwinismo social já se encontrava no próprio Charles Darwin.
No contexto, o Darwinismo Social nada mais é do que tentar explicar de forma totalmente errada que mais os pobres são os menos aptos.
 Thau pra quem fica
By: Aninha, Giih, Hortencia.

0 comentários:

Postar um comentário