segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Pobreza

A Pobreza No Mundo
Uma das coisas mais alarmantes do século XXI é a Pobreza e a fome que percorre o mundo inteiro. A fome é causada pelo descaso de governantes e a má distribuição de renda entre a população. Os países às vezes tem muito, mas o poder aquisitivo se concentra nas mãos de poucos, muito poucos.
O número de pobres não para de crescer , já são quase 307 milhões de pessoas no mundo. Relatório da Unctad mostra que em 30 anos o número de pessoas que vivem com menos de US$ 1,00 duplicou em países com baixo desenvolvimento.
Um dos dados mais preocupante é a tendência de que esse número aumente até 2015, quando países de baixo desenvolvimentos poderão passar a ter 420 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza.
As profundas desigualdades na distribuição da riqueza no mundo atingiram atualmente proporções chocantes.
A Pobreza Na Africa
Em regiões como a África parte da população já tem um consumo diário de apenas 57 centavos de dólares. Nos anos 70 cerca de  56% da população africana vivia  com menos de US$ 1,00, hoje este valor é de 65%.A pobreza está a aumentar, em vez de diminuir.
Os países mais pobres de África incluem 34 dos 49 países mais pobres do mundo e quase nove entre cada 10 pessoas vivem com menos de 2 dólares por dia,isso é um absurdo em comparação com o consumo per capita de 41 dólares por dia nos Estados Unidos.
Devastada por seca , guerras civis e instabilidade politica, todo o continente africano parece ter mergulhado no abismo. Em Etiópia, Eritreia, Somália, Sudão, Quénia, Uganda e Djibuti a fome mata milhões de africanos.
As perspectivas de desenvolvimento para este continente são pouco animadoras. Na África subsaariana, o número de pobres pode aumentar de 315 milhões para 404 milhões em 2015.
A Pobreza No Brasil
Já no brasil uma parcela da população acredita que a condição de miséria de milhares de pessoas espalhadas pelo território é causada pela preguiça, falta de interesse e por pessoas acomodadas que estão à espera de programa sociais oferecidos pelo governo, no entanto, isso não é verdade.
Quando um trabalhador é demitido e não encontra um novo emprego em sua área ou em outras fica impedido de gerar renda, sem condições de arrecadar dinheiro através de sua força de trabalho as pessoas enfrentam dificuldades  e às vezes elas convivem até mesmo com a fome.
Esse processo de distribuição de renda e desemprego obriga as pessoas a procurar lugares impróprios à ocupação urbana, habitam favelas e áreas de risco desprovidas dos serviços públicos como esgoto, água tratada, saúde e educação que garantem uma melhor qualidade de vida.
 A pobreza é decorrente de vários fatores, os principais são os processos de globalização, a modernização dos meios de produção e a desigual distribuição da renda.

 
Thau pra quem fica!!
by: Aninha , Giih, Hortencia.

0 comentários:

Postar um comentário