segunda-feira, 13 de junho de 2011

Fidel Castro


Fidel Alejandro Castro Ruz nasceu no dia 13 de agosto de 1926, em Birán (província de Holguin).  
Ele era opositor do governo do ditador Fulgêncio Batista e planejava derrubar o governo e acabar com a influência norte-americana na ilha e com a corrupção.
Fidel  consegui  derrubar o governo pró-americano de Fulgêncio Batista e  foi presidente de Cuba desde a Revolução Cubana (1958-1959),. Esta revolução tinha um caráter nacionalista e socialista, pois recebeu forte influência de Ernesto Che Guevara e de seu irmão Raúl Castro.
Fidel Castro faz de Cuba uma aliada do socialismo na América, isso fez com que os Estados Unidos passasse a tratar Cuba como uma perigosa inimiga, então em 1960 os EUA implantou um bloqueio econômico a Cuba.
Ele ainda implantou um sistema socialista em Cuba que acabava com a desigualdade social entre os cidadãos cubanos e Implantou uma economia planificada.
Após 49 anos no poder, em 19 de fevereiro de 2008, Fidel Castro anunciou sua renúncia ao cargo de presidente de Cuba e à chefia do Partido Comunista Cubano. O sucessor de Castro é seu irmão mais jovem Raúl Castro.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como Funcionava o governo de Fidel castro em Cuba( politica, economia, população)?
A política era de partido único baseada em votações (das quais apenas Fidel era candidato), e o voto era obrigatório.

A economia seguia o modelo planificado da URSS, com modelo de mercado normativo, onde o Estado decide o que o povo pode comprar e a quantidade.

A população tinha acesso irrestrito à saúde pública, educação e alimentação, além de lazer e esportes. No início do regime, a situação mais favorável de cuba tornou o país um dos mais bem posicionados no ranking do IDH, contudo, o bloqueio americano que perdura até hoje fez a economia nacional definhar e a situação do país hoje vai de mal a pior.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090603133655AAAopVw

Thau pra quem fica
by: Preguiçinhas

0 comentários:

Postar um comentário